domingo, 19 de outubro de 2008

Gestor de Recursos Humanos


Função do Gestor de Recursos Humanos

Cabe a função do gestor de RH ser visionário e analisar de forma globalizada o andamento de todos os departamentos ou áreas de uma organização e sugerir e tomar medidas de suporte e/ou correção junto aos demais gestores em caso de problemas que possam interferir no bom andamento rumo aos objetivos estabelecidos.
Ele cria laços com clientes e gera valor por ajudar a converter a estratégia em ação. Domina a teoria e a prática em uma área específica de RH e acompanha ou desenvolve as inovações neste campo.
Tem a função estratégica de administrar e liderar pessoas que têm sonhos e realizações e ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional desses indivíduos. É um trabalho que exige muito do profissional, porém é altamente recompensador. Hoje em dia é peça-chave para o bom andamento das empresas e sua função é muito mais do que assinar a folha de pagamento.
Promove a realização profissional, a satisfação pessoal, à eficiência e age como impulsionador da política de relacionamento interno e externo das organizações. Aprende a atuar nos processos de recrutamento e seleção, treinamento, segurança, planejamento de carreira, consultoria, política salarial, entre outros.
Portanto o Gestor de Recursos Humanos é um profissional dinâmico, antenado atual e moderno. Observador das novas tendências da área, que contribui para o crescimento e o sucesso da organização neste momento de grande concorrentes competitivos e dificuldades de permanência no mercado.


Referências

Gestão de Recursos Humanos. Disponível em
Gestão de Recursos Humanos. Disponível em
http://www.via6.com/topico.php?tid=92137
Gestão de Recursos Humanos. Disponível em
http://www.carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/artigos/250402-prof_rh_trabalho.shtm
Gestão de Recursos Humanos. Disponível em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_de_recursos_humanos
Gestão de Recursos Humanos. Disponível em
http://www.fundanet.br/cursos/curso.asp?curso=39
Gestão de Recursos Humanos. Disponível em
http://janeladaweb.com/reinv/rui_alves5.html

É necessário investir para selecionar profissionais


A razão pela qual as empresas tem feito grandes pesquisas e investimentos na área de Recrutamento e Seleção é que os profissionais contratados não rendem o esperado na prática e acabam sendo substituídos.
As organizações atuais procuram inovar, investindo mais na contratação com muito mais elementos para avaliar o candidato. Nas fases do processo são realizados processos com o intuito de analisar o perfil, as habilidades, as competências, o comportamento, a qualificação, entre outros requisitos. Também propicia interação com a empresa, mostrando a cultura, os valores corporativos e as formas de trabalho.
O objetivo da inovação na seleção é realizar atividades que identifique o profissional mais capacitado para a função, evitando problemas futuros, o que gera mais gastos para a empresa.

Referências

Recrutamento & Seleção. Disponível em
http://www.rh.com.br/ - Acesso em 27 de agosto de 2008, às 17 horas

Portifólio Acadêmico


Portifólio é um instrumento de construção de conhecimentos onde se acompanha, verifica e avalia os trabalhos desenvolvidos. É um diário que registra a seleção de amostras do desenvolvimento acadêmico, social e pessoal.
São coleções de informações colhidas em livros, revistas, periódicos, internet, entre outros. Com o intuito de desenvolver a aprendizagem, a pesquisa e compartilhar o conhecimento adquirido até o momento.
O Portifólio pode ser off-line, com trabalhos impressos ou gravados em cd. Pode ser on-line, também conhecido como "Portifólio Digital", sendo ou não publicados na internet.
Em relação aos Portifólios publicados, deve se ter o cuidado de selecionar os trabalhos, as experiências adquiridas, sejam elas pessoais, acadêmicas e profissionais. Serão apresentados e visualizados por várias pessoas de diversos níveis intelectuais, sendo possível até uma convocação para uma entrevista profissional.

Referências

Portifólio. Disponível em
http://pt.wikipedia.org.wiki/Portfolio - Acesso em 14 de setembro às 13horas e 35 minutos.
Portifólio. Disponível em
http://websinder.uol.com.br/index.php/2005/03/03/potfolio_digital - Acesso em 14 de setembro de 2008 às 13 horas e 37 minutos.

Você sabe Recrutar e Selecionar Profissionais?




O profissional de RH precisa conhecer os requisitos e exigências de um cargo. Com o recrutamento é necessário analisar os profissionais que condizem com a vaga oferecida.
É importante verificar as referências dos candidatos, muitos tem problemas. Aplicar testes psicológicos, técnicos e específicos são fatores eliminatórios.
Por fim, a entrevista pessoal que se conhece o candidato frente a frente. É imprescindível planejar esta etapa, pois é preciso cuidado nas perguntas. Este processo deve ser espontâneo, daí o profissional terá mais chances de observar o profissional.
Como profissional de RH é preciso ter o próprio estilo de trabalho, dentro da ética e com responsabilidade, sabendo que responde por erros. Esses problemas acarretam prejuízos futuros para a organização.
Candidatos indicados deverão participar normalmente de todas as etapas de seleção, para que sejam bem analisados. É bom ressaltar que o responsável pela seleção, direta ou indiretamente deve procurar atualização, cursos e treinamentos na área para um melhor desempenho da atividade.

Referências


Profissional de RH. Disponível em
http://www.rh.com.br/ - Acesso em 03 de setembro de 2008, às 18 horas e 54 minutos.

Múltiplas Inteligências podem auxiliar na escolha da profissão


Além de pesquisar sobre profissões, carreiras, cursos e mercado de trabalho, é necessário saber quais as aptidões e aprender desenvolvê-las. Identificar o que gosta e sabe fazer, conciliando com o lado profissional.
As inteligências ou aptidões são: lógico-matemática, linguística, cinestésica corporal, espacial, musical, interpessoal, intrapessoal, pictográfica e naturalista. Estudadas por especialistas até o momento, com possibilidade de outras serem descobertas.
É indispensável unir habilidades e gostos devendo ser analisados em conjunto. Saber os pontos fortes e fracos, desenvolver, exercitar e aperfeiçoar as aptidões. É importante procurar vários meios possíveis para identificar as inteligências, para certificar que estão corretas. Um teste não é suficiente é preciso várias pesquisas e investigações.
Reconhecer as habilidades é essencial, pois contribui para a fase universitária e, principalmente, para a inserção no mercado de trabalho que procura profissionais hábeis, inteligentes e dinâmicos que saibam resolver os problemas e dar resultados com eficácia e eficiência.

Referências

Múltiplas Competências. Disponível emhttp://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12076 - Acesso em 24 de setembro de 2008, às 17 horas e 20 minutos.

Higiene e Segurança do trabalho







A Higiene e Segurança do trabalho é um conjunto de medidas preventivas em relação a saúde e segurança dos colaboradores na organização, com prioridade para as medidas de proteção coletiva.
Os papéis desenvolvidos são: analisar e identificar fatores que possam prejudicar o trabalhador; buscar a eliminação e o controle de riscos; propor mudanças que resultem em maior produtividade, motivação e satisfação dos trabalhadores; promover cursos e palestras com o objetivo de alertar os funcionários quanto a necessidade das medidas de prevenção, entre outros.
As empresas devem contribuir para o reconhecimento, a valorização e a qualidade de vida de seus colaboradores. É necessário adotar todas as medidas cabíveis para estar de acordo com as normas regulamentadoras e outras leis complementares.
Para que a Higiene e a Segurança do Trabalho se torne satisfatória é imprescindível o resgate do valor humano, que é o maior e mais importante recurso que as organizações possuem.

Referências

Higiene e Segurança do Trabalho. Disponível em
Higiene e Segurança do Trabalho. Disponível em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Higiene_do_trabalho
Higiene e Segurança do Trabalho. Disponível em
http://www.areaseg.com/seg/

Andragogia


Andragogia é a ciência e a arte da educação de adultos. Promove o aprendizado através da experiência, por isto, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise destas experiências.
Os adultos se sentem na necessidade de aprenderem quando percebem que estão perdendo na vida profissional, na qualidade de vida, na auto-estima, na satisfação pessoal, entre outros fatores.
Com o surgimento destas necessidades, eles procuram fazer cursos de atualização, workshops, congressos,etc. Tudo no intuito de serem orientados na evolução dos conhecimentos adquiridos.
Os orientadores, geralmente chamados de facilitadores, auxiliam e motivam esses alunos, apartir de suas experiências, experimentar, perceber e compartilhar extraindo um novo conhecimento.
Há alguns desafios que devem ser enfrentados, pelo fato de alguns desses alunos de hoje não gostarem de ler, estudar e não saberem escrever. Essa responsabilidade deve ser dividida entre as empresas, os orientadores e os próprios alunos na percepção que o conhecimento e o aprendizado deve ser estimulado durante toda a vida.

Referências

Andragogia. Disponível em
Andragogia. Disponível em
http://www.andragogia.com.br/