segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como elaborar um programa de QVT


Qualidade de vida é considerada como a satisfação com o bem-estar físico e mental, relação com outras pessoas, envolvimento em atividades comunitárias e físicas, desenvolvimento e enriquecimento pessoal, recreação e independência para realização de atividades.
Fatores de mensuração da qualidade de vida devem avaliar a intensidade, capacidade, frequência e avaliação dos domínios que o compõem: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente.
Após ter conhecimento dos valores e objetivos organizacionais e das expectativas dos colaboradores, os programas de qualidade de vida no trabalho devem ser inseridos na organização. Analisar o desempenho individual como a base para o desenvolvimento organizacional e para a busca de excelência, bem-estar e competitividade.
Os programas de QVT devem priorizar as expectativas e necessidades de bem-estar do indivíduo, em relação as sete categorias de análise ou aspectos organizacionais: o cargo, a cultura da organização, a estrutura e filosofia organizacional, a organização do trabalho, o homem e o capital, a integração organizacional e social e os resultados organizacionais.
Após estas análises é possível buscar a excelência nas relações de grupo onde a motivação, desempenho e satisfação sejam contempladas e implementadas objetivando a melhoria da qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, na empresa.

Faculdade Católica de Administração e Economia/FAE. Qualidade de vida. Disponível em www.fae.edu/publicações/pdf/IIseminario/pdf_práticas/práticas_03.pdf - Acesso em 04 de novembro, às 22 horas.
Instituto Superior de Administração e Economia/ISAE-FGV. Programas de QVT. Disponível em www.fgvam.br/portal/Documentos/qualidade de vida.doc - Acesso em 04 de novembro, às 22 horas e 45 minutos.