terça-feira, 21 de outubro de 2008

Reportagens Jornal Correio Braziliense - Coluna Trabalho & Formação Profissional




PRECONCEITO

Ainda é grande o preconceito das empresas em relação a contratação de funcionários com algum tipo de deficiência. Algumas são relevadas, outras, porém geram preconceitos.
Instituições de apoio a portadores de deficiência trabalham para que empresários enxerguem que esses profissionais são capazes de desempenhar as funções com competência.
A tecnologia tem contribuído para que seja quebrada essa barreira de acesso ao emprego. Investimentos vem sendo feitos, softwares estão sendo desenvolvidos no intuito de facilitar a adequação, adaptação e a entrada deles no mercado de trabalho.
É certo que ainda há um grande empecilho para capacitação desses profissionais, o que um problema geral no Brasil. Começando pela educação que tem algumas deficiências para alunos portadores de necessidades especiais.
No entanto as empresas precisam reconhecer os recursos tecnológicos que não exigem grandes investimentos para que ocorra a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Referência

Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 17 de agosto de 2008.

ESTÁGIOS

As novas regras para contratação de estagiários dividem as opiniões, tanto de empresários, como de estudantes. Uns consideram as regras como algo positivo, outros como negativo.
Entre as novas regras, estão a redução da carga horária, direito a férias com remuneração obrigatória, entre outras. Candidatos temem a redução das vagas oferecidas, pois acreditam que as empresas não acharão vantajoso contratá-los.
Em um primeiro momento, acredita-se que haverá um desestímulo por parte dos empresários, porém aquelas empresas que se preocupam em formar profissionais, oferecerão vagas aproveitando melhor a mão-de-obra.
Os estagiários exercerão atividades de acordo com o projeto pedagógico do curso. Esse investimento traz retorno para a empresa, porque é possível moldá-los de acordo com o perfil da organização, tendo a chance de entrar para o grupo dos efetivos.
De um modo geral, é motivo para comemoração, pois é progresso, levando em consideração que substitui uma lei bastante defasada. Conribui de forma considerável para a evolução do trabalho, que é um direito de todos.

Referência

Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 24 de agosto de 2008.

SE É TALENTO, NÃO HÁ ECONOMIA

Empresas pagam viagens a recém-formados para que possam participar de suas seleções de trainee. Elas começam a investir em candidatos sem nem mesmo ter a certeza de que eles serão contratados.
Os candidatos que participam do treinamento tem interesse em fazer carreira na organização. Eles desenvolvem habilidades fundamentais, como a capacidade de planejamento e a visão global. Há possibilidade de ascensão profissional em curto prazo e são capacitados para exercerem cargos executivos.
Os aprovados tem a oportunidade de serem treinados até no exterior, porém, a concorrência e o rigor na seleção são grandes. Além da boa formação acadêmica, é imprescindível ter conhecimento em ao menos uma língua estrangeira, perfil de liderança, gostar de mudanças, entre outras. No entanto vale a pena investir nesses processos de seleção, tendo a chance de se promover profissionalmente.

Referência

Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 14 de setembro de 2008.

HORA DE PROJETAR A CARREIRA

Candidatos veem a oportunidade de estagiar em algumas empresas de sucesso no intuito de agregar valor aos seus currículos. Mesmo em estágios com baixa ou sem remuneração.
Empresas procuram jovens que tenham habilidade para lidar com pessoas, entre outras.
Um estágio bem feito e bem aproveitado pode render a contratação desses estagiários e a possibilidade de exercer cargos de gestores na própria organização.

Referência

Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 05 de outubro de 2008.

UM SONHO DE EXPEDIENTE

As empresas observaram que os custos de rotatividade, licenças médicas, queda na produtividade e faltas ao trabalho custam mais que investir na qualidade de vida da equipe. É um investimento estratégico e retorno garantido.
Elas se convenceram de que a produtividade está diretamente relacionada ao bem-estar dos seus colaboradores. São: salas de descanso, quadras esportivas, ioga, ginástica laboral, massagem, salão de beleza e partidas de videogames e sinuca.
Pesquisas feitas revelam que 70% dos brasileiros sofrem de estresse profissional. Portanto essas medidas tomadas por algumas empresas melhoram a saúde de seus profissionais, a satisfação, o relacionamento interpessoal e o orgulho de trabalharem na empresa.
Os lucros e o aumento da produtividade são certos e as empresas não se interessam somente nisso, mas principalmente no bem-estar e na satisfação de seus funcionários para que permaneçam na empresa.

Referência

Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 19 de outubro de 2008

MERCADO DE TRABALHO


O Correio Braziliense divulga no Caderno Trabalho & Formação Profissional, aos domingos, reportagens interessantes sobre o mercado de trabalho. Apresenta dicas e oportunidades como palestras, cursos, estágios e empregos para todos os níveis de conhecimento, em empresas privadas e públicas.
Com o intuito de desenvolver a capacitação e a arte de empreender foi criado, pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília/UnB, o jogo Memória Empreendedora que se apresenta em 38 cartas. Através dele é possível exercitar habilidades de gestão empresarial com situações de dificuldades e oportunidades que surgem no mercado, analisando as opções de solução, para cada problema. O Jogo disponibiliza respostas que produzem conhecimento ao jogador. É muito interessante e didático.
O Correio também disponibiliza a oportunidade do estudante entrevistar um profissional experiente, pertencente ao mundo do trabalho e da mesma área a qual você está se preparando. O objetivo é obter informações, aprofundar conhecimentos e analisar o mercado atual da profissão almejada, compartilhando experiências e vivências. Isto ajuda a quem está na caminhada profissional, em formação.
Para quem tem interesse em atualizar-se com notícias imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento intelectual e/ou profissional deve manter-se informado. O mercado exige cada vez mais dos profissionais a devida qualificação e capacitação a fim de serem selecionados e ocuparem vagas nesse mercado de trabalho, sempre em evolução.


Referência


Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 02 de novembro de 2008.


O mercado de trabalho procura cada vez mais profissionais especializados e capacitados, para ocuparem as vagas de emprego disponíveis e, assim, a educação continuada e cursos profissionalizantes são cada vez mais, obrigatórios. Precisa ser flexível e de fácil adaptabilidade á situações inusitadas. Criatividade é a “ordem do dia”.
Algumas empresas oferecem cursos gratuitos, como por exemplo, processo seletivo da Petrobrás, para as ocupações de níveis operacionais, na área da prospecção de petróleo. Outras investem em recém-formados, os chamados trainee antes de serem escolhidos, custeando salários diretos e indiretos, transporte e hospedagem e, a partir da segunda etapa da seleção, como acontece na ZILOR, empresa que atua nos ramos de energia e alimentos.
Vale o alerta para profissionais que devem estar atentos a estas oportunidades que surgem. Para tanto, é necessário disponibilidade para atuar em outros Estados, investir em cursos de língua estrangeira, capacitação, treinamentos gerenciais desenvolvendo habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, gestão de projetos, entre outros. Conhecer sua capacidade, desenvolvê-la e estar informado continuamente, é a grande arma do momento, para quem quer estar colocado no mercado de trabalho produtivo.


Referência

Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 09 de novembro de 2008.



OPORTUNIDADES

Fique ligado, esteja por dentro do que rola, o que acontece, não perca as oportunidades que surgem em Brasília. São veiculadas semanalmente no Jornal Correio Braziliense, no Caderno Trabalho & Formação Profissional notícias e tendências do mercado de trabalho atualmente com chances de iniciar no mercado de trabalho, dicas de cursos profissionalizantes, qualificação profissional, concursos, estágios, vagas disponíveis, anúncios de empregos, entre outros.
Nesta semana foi divulgada uma oportunidade de capacitação profissional gratuita, com grande chance de empregabilidade. É um Projeto entre a Petrobrás e o Senac, chamado de Posto Escola, onde os alunos passam por um processo seletivo com provas de português e matemática, posteriormente, uma entrevista. O curso é dividido em duas partes, teórica no Senac e prática no Posto da Petrobrás localizado na 415 Sul, construído especialmente para o Projeto. A chance de contratação é de 85%, com base no processo realizado em 2007.
Cursos técnicos no Senai, com probabilidade de 75% dos alunos serem inseridos no mercado de trabalho. Foram disponibilizados cinco cursos técnicos, que variam entre R$266,20 a R$302,50 mensais, dependendo da área. Para fazê-los, os candidatos passam por um processo seletivo composto pela inscrição, preenchimento de questionário sócio-cultural, entrevista pessoal com técnico da área escolhida e redação. A procura por esses cursos aumentou devido ao posicionamento de valorização dos técnicos, pelos empresários que buscam cada vez mais mão-de-obra qualificada e adequada ao mercado, ressalta Learice Alencar, coordenadora de Educação Profissional do Senai-DF.
As inscrições encerraram nesta segunda-feira, dia 17 de novembro. Viu duas oportunidades perdidas, fique antenado, não perca as próximas, leia o Correio e atualize-se, não leu, perdeu a chance.

Referência
Jornal Correio Braziliense. Caderno Trabalho & Formação Profissional. Domingo, 16 de novembro de 2008.



Múltiplas competências


Os estudos desse tema tem sido voltado principalmente para a área de educação onde é analisado a metodologia de ensino aplicada aos alunos. Pelo fato de ser padronizada, impede o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Cada indivíduo tem inúmeras competências, no entanto as metodologias aplicadas na área de educação não evoluem, atrapalhando o crescimento intelectual. Isso dificulta o futuro profissional dessas pessoas que concluem seus estudos sem senso crítico, capacidade intelectual, isto é, não desenvolveram a habilidade de expor idéias, de relacionar-se entre grupos, entre outras.
Esses assuntos estão sendo analisados para desenvolvimento de novas metodologias que envolvam a atenção dos alunos, suas aptidões no âmbito educacional, social e profissional. Fatores que aos poucos contribuirão para a melhoria no desempenho e na preparação para o futuro.

Referências
http://revistas.ufg.br/index.php/sv/article/view/2499/2473 - Acesso em 20 de outubro de 2008, às 23 horas e 38 minutos

CBO - Classificação Brasileira de Ocupações


A CBO é um documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos de ocupações. Tem a finalidade, além das funções acima citadas, a de descrever as características das ocupações do mercado brasileiro. Sua atualização e modernização se devem as profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do país nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.
Contém informações do mercado brasileiro, organizadas e descritas por famílias. Cada família constitui um conjunto de ocupações similares correspondente a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.


2521 :: Administradores

2521-05 -

Administrador - Administrador de empresas , Administrador de marketing , Administrador de orçamento , Administrador de patrimônio , Administrador de pequena e média empresa , Administrador de recursos humanos , Administrador de recursos tecnológicos , Administrador financeiro , Administrador hospitalar , Administrador público , Analista administrativo , Consultor administrativo , Consultor de organização , Gestor público (administrador).


Descrição sumária

Planejam, organizam, controlam e assessoram as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementam programas e projetos; elaboram planejamento organizacional; promovem estudos de racionalização e controlam o desempenho organizacional. Prestam consultoria administrativa a organizações e pessoas.

Esta família não compreende

1231 - Diretores administrativos e financeiros 1232 - Diretores de RH e relações de trabalho 1321 - Gerentes administrativos, financeiros e de riscos 1322 - Gerentes de relações do trabalho 1324 - Gerentes de suprimentos e afins 2348 - Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis de nível superior.

Famílias afins

2525 -
PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO ECÔNOMICO-FINANCEIRA

Referências
http://www.mtecbo.gov.br

A Função dos Recursos Humanos nas Organizações


A função essencial ou tradicional dos Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de pessoal. É analisado o perfil do candidato por meio de entrevistas, provas, dinâmicas e outros procedimentos para melhor desempenho das atividades desenvolvidas na empresa.
Porém o papel do RH não se restringe somente a essas funções. As organizações estão cada vez mais modernas e competitivas, o orgão assessora os demais setores prestando informações para um melhor desempenho.
É imprescindível que atuam no planejamento, na organização, na integração dos setores da empresa para que obtenham melhor proveito; exerçam um trabalho de agentes do crescimento, observando o desempenho e a evolução da organização; promovam mudanças, transformações, contribuíndo para o aumento da produtividade.
É preciso se preocupar também com a aprendizagem, trabalho em equipe, reengenharia, qualidade e etc. Tudo para que haja resultados positivos, agregando valor para clientes, colaboradores e investidores.
Enfim, os Recursos Humanos deve ser responsável pelo acompanhamento de todo o processo, desde a seleção de pessoal até o desenvolvimento das atividades, atentando para as possibilidades de melhoria e expansão da empresa.

Referências

Função dos Recursos Humanos nas Organizações. Disponível em
http://www.bumeran.com.br