terça-feira, 21 de outubro de 2008

CBO - Classificação Brasileira de Ocupações


A CBO é um documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos de ocupações. Tem a finalidade, além das funções acima citadas, a de descrever as características das ocupações do mercado brasileiro. Sua atualização e modernização se devem as profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do país nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.
Contém informações do mercado brasileiro, organizadas e descritas por famílias. Cada família constitui um conjunto de ocupações similares correspondente a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.


2521 :: Administradores

2521-05 -

Administrador - Administrador de empresas , Administrador de marketing , Administrador de orçamento , Administrador de patrimônio , Administrador de pequena e média empresa , Administrador de recursos humanos , Administrador de recursos tecnológicos , Administrador financeiro , Administrador hospitalar , Administrador público , Analista administrativo , Consultor administrativo , Consultor de organização , Gestor público (administrador).


Descrição sumária

Planejam, organizam, controlam e assessoram as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementam programas e projetos; elaboram planejamento organizacional; promovem estudos de racionalização e controlam o desempenho organizacional. Prestam consultoria administrativa a organizações e pessoas.

Esta família não compreende

1231 - Diretores administrativos e financeiros 1232 - Diretores de RH e relações de trabalho 1321 - Gerentes administrativos, financeiros e de riscos 1322 - Gerentes de relações do trabalho 1324 - Gerentes de suprimentos e afins 2348 - Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis de nível superior.

Famílias afins

2525 -
PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO ECÔNOMICO-FINANCEIRA

Referências
http://www.mtecbo.gov.br

0 comentários: