domingo, 19 de outubro de 2008

Andragogia


Andragogia é a ciência e a arte da educação de adultos. Promove o aprendizado através da experiência, por isto, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise destas experiências.
Os adultos se sentem na necessidade de aprenderem quando percebem que estão perdendo na vida profissional, na qualidade de vida, na auto-estima, na satisfação pessoal, entre outros fatores.
Com o surgimento destas necessidades, eles procuram fazer cursos de atualização, workshops, congressos,etc. Tudo no intuito de serem orientados na evolução dos conhecimentos adquiridos.
Os orientadores, geralmente chamados de facilitadores, auxiliam e motivam esses alunos, apartir de suas experiências, experimentar, perceber e compartilhar extraindo um novo conhecimento.
Há alguns desafios que devem ser enfrentados, pelo fato de alguns desses alunos de hoje não gostarem de ler, estudar e não saberem escrever. Essa responsabilidade deve ser dividida entre as empresas, os orientadores e os próprios alunos na percepção que o conhecimento e o aprendizado deve ser estimulado durante toda a vida.

Referências

Andragogia. Disponível em
Andragogia. Disponível em
http://www.andragogia.com.br/

0 comentários: