terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Função dos Recursos Humanos nas Organizações


A função essencial ou tradicional dos Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de pessoal. É analisado o perfil do candidato por meio de entrevistas, provas, dinâmicas e outros procedimentos para melhor desempenho das atividades desenvolvidas na empresa.
Porém o papel do RH não se restringe somente a essas funções. As organizações estão cada vez mais modernas e competitivas, o orgão assessora os demais setores prestando informações para um melhor desempenho.
É imprescindível que atuam no planejamento, na organização, na integração dos setores da empresa para que obtenham melhor proveito; exerçam um trabalho de agentes do crescimento, observando o desempenho e a evolução da organização; promovam mudanças, transformações, contribuíndo para o aumento da produtividade.
É preciso se preocupar também com a aprendizagem, trabalho em equipe, reengenharia, qualidade e etc. Tudo para que haja resultados positivos, agregando valor para clientes, colaboradores e investidores.
Enfim, os Recursos Humanos deve ser responsável pelo acompanhamento de todo o processo, desde a seleção de pessoal até o desenvolvimento das atividades, atentando para as possibilidades de melhoria e expansão da empresa.

Referências

Função dos Recursos Humanos nas Organizações. Disponível em
http://www.bumeran.com.br

14 comentários:

Anônimo disse...

Ridículo isso. Nenhum RH na verdade sabe pra q serve, os RHs como estão hoje, são um câncer nas organizações, tornou-se um departamento manipulador que pensa ser estratégico mas na verdade não sabe a q veio, é apenas um ridículo centro de custo que elimina bons candidatos com testes idiotas e usa da posição para de alguma forma exercer poder, tanto que o texto objeto deste comentário falou, falou e não disse nada. Bem o tipinho de RHs.

Anônimo disse...

Nossa, que recalque ! Aposto que tomou pau em algum processo de seleção...kkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Como foi dito "falou e não disse nada" mostra a incapacidade de entender o que é a profissão Recursos Humanos e qualquer outra coisa.
Não desconte sua frustração...

Tenho muito mais a dizer mas ciente da incompreensão do "revoltado" paro por aqui!

Sucesso!

Anônimo disse...

Agora me pergunto, o que uma pessoa com esse pensamento faz nesse blog? Qual o motivo de estar lendo esse texto?

Anônimo disse...

Ainda não entendi a função do "RG", é um braço da Adm?

Anônimo disse...

desculpe RH

Anônimo disse...

Ahh vao se lascar vcs todos!

Anônimo disse...

VAO CAGAR SEU BIXA




A
W

ASQZX X HJK~=-



=

0
[]

O´[IPÇH
BXNGFJ.P9P;9P
KHLÇ
;
Ç
OP/
P´]´

ÍÇU;Y
;P
~
P~

UP~

Ç
Ç]
´]I
Ç~/IP´]ÍÇ~ÇP

Anônimo disse...

Que estranho o comportamento de certos indivíduos. Este tipo de gente não deve trabalhar e se trabalhar imagino o tipo de profissional deva ser. Que respeito deve ter com os colegas de trabalho. E se tem algo a dizer, diga, acrescente. Eu achei o texto excelente, não sei se você entendeu. Pela reação, acredito que não. Ninguém está querendo consertar o que há de errado, apenas apresentar a teria. E teoria é sempre o melhor dos mundos.
Abcs

Anônimo disse...

Meu caro! Você não sabe o que está falando! O RH é o setor que exerce função de grande importância até porque ele trabalha focado nos colaboradores peças chaves para o desenvolver de qualquer empresa!

Anônimo disse...

Bom dia.
Eu nunca passei pelo RH de uma empresa pois sou pedagoga independemnte.
Mas o processo e pouco exigente e realmente não seleciona candidatos com o perfil q a empresa precisa. Tenho muitos colegas meus engenheiros e bons profissionais que não estão trabalhando.Excelentes tecnicos tb conheço, são otimos profissionais e hj estão ai fora do mercado. Este cidadão deve estar realmete desesperado. Pq sabe que é um bom profissional e o RH o elimina. Hj neste pais vcs não sabem o que é estar fora do mercado de trabalho, Um pais sem oportunidades, pessoas ate pensando em suicidio por estar desempregados.Não vamos criticar e sim saber o porque deste desabafo.

cleo disse...

Concordo plenamente precisamos pensar no proximo sem julga- lo. Abracos a todos....e boa sorte p os futuros gestores.! ...

cleo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angélica Lukrafka disse...

Boa tarde,

Acho muito importante expor nossas ideias, até por isto há este espaço justamente pra isto, mas não há grandes e bons profissionais fora do mercado de trabalho por culpa do RH, há sim, porque não há lugar para todos, ou também porque por mais bons que sejamos, sempre há alguém ainda melhor, mais bem qualificado, ou ainda mais experiente.
Provável que estas vagas estejam sendo preenchidas por pessoas maravilhosas tanto quanto ou mais que as conhecidas.
Adorei o texto