quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Auditar para garantir as melhores práticas


A Auditoria de Recursos Humanos é um exame analítico e pericial da área de RH ( pessoal, salários, benefícios, segurança e saúde do trabalhador, cargos e salários e outros) visando previnir ou sanar os obstáculos e/ou problemas que a empresa tenha.

Auditoria dos Recursos Humanos

Compreende verificação legal das práticas e nível de cumprimentos das leis vigentes e dos processos atuais de gestão dos recursos humanos, com o objetivo de recomendar os melhores procedimentos e práticas. Assim, os procedimentos de auditagem atuam nas áreas administrativas e de gestão dos processos gerados no Sistema de RH.

A Auditoria administrativa compreende as práticas e grau de rigor no cumprimento das diversas leis gerais e setoriais, e, cumprimento das regras fiscais. Os segmentos passíveis de auditagem, considerando o RH, são:

  • Gestão do cadastro e base de dados RH

  • Salários

  • Obrigações fiscais

  • Contrato de trabalho

  • Contratos a prazo

  • Rescisões

  • Férias

  • Regulamentos internos

  • Higiene e Segurança no Trabalho

A Auditoria da Gestão de RH avalia os processos existentes, confronta-os com a legislação, a legalidade e a praxis contemporânea (normas vigentes), para propor as "melhores práticas", em cada segmento a saber:


  • Carreiras e sistemas de remunerações

  • Avaliação do desempenho

  • Formação

  • Recrutamento e Seleção

  • Saídas da empresa ( demissões )

  • Acolhimento de novos colaboradores

  • Comunicação interna

  • Liderança

  • Empowerment

Ana Maria Oliveira. Professora de Recursos Humanos II. Faculdade IESA

Projeto de Qualidade de Vida



Projeto de Qualidade de Vida
" Saúde e Bem-Estar"


O projeto ''Saúde e Bem-Estar'' é um programa com enfoque voltado a atender e integrar a Faculdade IESA ( Corpo Docente, professores e alunos) à comunidade tendo em vista a inclusão e adaptação do meio social no âmbito educacional, profissional e promover a saúde, o lazer e o bem-estar social.



Programa de Formação Profissional


O projeto pretende atender a sociedade por meio da formação e conhecimento profissional. Esse programa envolveria de forma direta os alunos e a sociedade, onde os alunos de administração da Faculdade ministrariam aulas de conteúdos referentes à sua graduação sobre: Empreendedorismo, administração financeira, liderança, motivação, mercado de trabalho, informática aplicada a administração, gestão da economia doméstica e outros, assim como os alunos de Contabilidade, Letras e História produziriam aulas no âmbito de suas formações.A formação e as aulas estariam orientadas, supervisionadas pelos próprios professores e os alunos estariam responsáveis por oferecer o atendimento e ministrariam às aulas e consequentemente, seriam abatidas das horas extracurriculares. Teria peso de estágio.


Programa de Saúde e Lazer


O Programa de Saúde e Lazer engloba de forma geral todos os membros envolvidos no projeto. O espaço reservado pela Instituição comportaria atividades voltadas para o condicionamento físico e esportes como: futsal, vôlei, basquete e natação. No Programa ainda estariam inclusos parcerias com outras Instituições de Ensino Superior voltados a saúde, afim de que seja elaborado outros serviços à sociedade propostos pelos próprios alunos das áreas de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, dentre outras.A capacidade e a importância de se ter um projeto voltado para a necessidade e alternativa do lazer está além de ser apenas uma qualidade de vida voltada a saúde, mas o bem-estar e a integração social são o grande foco dessa atividade que vem como ferramenta social na formação de cidadania e a minimização da marginalização das crianças e jovens da área envolvida, a comunidade local onde a IESA se localiza.


Apresentação de Proposta de QVT para a IESA envolvendo a comunidade local.Trabalho em grupo elaborado como sedimentação dos conhecimentos sobre Qualidade de Vida, estudados na Disciplina de Recursos Humanos II.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Avaliação de Desempenho


A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
O processo de avaliação pressupõe que o desempenho de uma Unidade/Órgão ou de uma estrutura organizacional depende do desempenho de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe.
Fatores analisados na avaliação de desempenho: credibilidade e confiança, compartilhamento das atividades, trabalho em equipe, disponibilidade, comprometimento, flexibilidade, foco, aplicação do conhecimento, organização do tempo e do trabalho ( prioridade), relacionamento interpessoal, comunicação, capacidade de agregar valor, qualidade do trabalho, planejamento, capacidade para resolver problemas, comportamento ético, administração de conflitos, criação ou inovação, capacitação e desenvolvimento profissional, utilização das ferramentas e recursos materiais básicos, entre outros.
O objetivo final da Avaliação de Desempenho é contribuir para a motivação, progressão e desenvolvimento da carreira dos colaboradores, na organização.
Da avaliação de desempenho resultam três conseqüências principais: a identificação de necessidades de qualificação, a determinação de potencial e gestão da remuneração de cada pessoa, na equipe.
O resultado final da Avaliação de Desempenho deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações em relação a vários níveis, geral da organização, por área e individual.

Referências

UNICAMP. Avaliação de Desempenho. Disponível em http://www.equestiona.com/Avaliacao_de_Desempenho.asp - Acesso em 19 de novembro de 2008, às 13 horas.
Processo de Avaliação. Uma ferramenta para a gestão de pessoas. Disponível em:
http://www.cgu.unicamp.br/carreira/avaliacao/emendas_tabuladas_final/1_METODOLOGIA_AVALIACAO_DE_DESEMPENHO.pdf - Acesso em 19 de novembro de 2008, às 17 horas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mapas Mentais



Mapas Mentais

É um tipo de diagrama voltado para a gestão de informações, de conhecimento e do capital intelectual, para a compreensão e solução de problemas, na memorização e aprendizado, como ferramenta de idéias auxiliando na compreensão e gestão desses planos.
Representa informações e conhecimento de forma: textual, ilustrada ou ambas, sintética, organizada e nivelada. É formado por tópicos, ramos e relações, organizados em níveis a partir de um tópico ou de uma idéia central.
Os mapas mentais são aplicáveis tanto na vida pessoal como na profissional e/ou acadêmica: pessoalmente, organizando as finanças, compras, viagens, etc.
Profissionalmente, com tempestade de idéias, planejamento, reuniões, apresentações, discursos, etc. Academicamente, para anotar as aulas, resumir livros, escrever redações, etc.
Enfim, eles facilitam o planejamento, a organização, a elaboração, a relação, a integração, a criatividade, a aplicação, a coordenação, a percepção, o pensamento e a decisão sobre as idéias, conhecimentos e tarefas a serem desempenhadas.

Referências

Mapas Mentais. Disponível em http:// www.organizesuavida.com.br/si/site/770101 - Acesso em 10 de novembro de 2008, às 17 horas.
Mapas Mentais. Disponível em http://homepages.dcc.ufmg.br/-clarindo/arquivos/disciplinas/eu/material/seminarios-alunos/mapa-mental.pps - Acesso em 10 de novembro de 2008, às 17 horas e 30 minutos.
Mapa Mental. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental - Acesso em 10 de novembro de 2008, às 16 horas e 50 minutos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como elaborar um programa de QVT


Qualidade de vida é considerada como a satisfação com o bem-estar físico e mental, relação com outras pessoas, envolvimento em atividades comunitárias e físicas, desenvolvimento e enriquecimento pessoal, recreação e independência para realização de atividades.
Fatores de mensuração da qualidade de vida devem avaliar a intensidade, capacidade, frequência e avaliação dos domínios que o compõem: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente.
Após ter conhecimento dos valores e objetivos organizacionais e das expectativas dos colaboradores, os programas de qualidade de vida no trabalho devem ser inseridos na organização. Analisar o desempenho individual como a base para o desenvolvimento organizacional e para a busca de excelência, bem-estar e competitividade.
Os programas de QVT devem priorizar as expectativas e necessidades de bem-estar do indivíduo, em relação as sete categorias de análise ou aspectos organizacionais: o cargo, a cultura da organização, a estrutura e filosofia organizacional, a organização do trabalho, o homem e o capital, a integração organizacional e social e os resultados organizacionais.
Após estas análises é possível buscar a excelência nas relações de grupo onde a motivação, desempenho e satisfação sejam contempladas e implementadas objetivando a melhoria da qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, na empresa.

Faculdade Católica de Administração e Economia/FAE. Qualidade de vida. Disponível em www.fae.edu/publicações/pdf/IIseminario/pdf_práticas/práticas_03.pdf - Acesso em 04 de novembro, às 22 horas.
Instituto Superior de Administração e Economia/ISAE-FGV. Programas de QVT. Disponível em www.fgvam.br/portal/Documentos/qualidade de vida.doc - Acesso em 04 de novembro, às 22 horas e 45 minutos.