segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Avaliação de Desempenho


A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
O processo de avaliação pressupõe que o desempenho de uma Unidade/Órgão ou de uma estrutura organizacional depende do desempenho de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe.
Fatores analisados na avaliação de desempenho: credibilidade e confiança, compartilhamento das atividades, trabalho em equipe, disponibilidade, comprometimento, flexibilidade, foco, aplicação do conhecimento, organização do tempo e do trabalho ( prioridade), relacionamento interpessoal, comunicação, capacidade de agregar valor, qualidade do trabalho, planejamento, capacidade para resolver problemas, comportamento ético, administração de conflitos, criação ou inovação, capacitação e desenvolvimento profissional, utilização das ferramentas e recursos materiais básicos, entre outros.
O objetivo final da Avaliação de Desempenho é contribuir para a motivação, progressão e desenvolvimento da carreira dos colaboradores, na organização.
Da avaliação de desempenho resultam três conseqüências principais: a identificação de necessidades de qualificação, a determinação de potencial e gestão da remuneração de cada pessoa, na equipe.
O resultado final da Avaliação de Desempenho deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações em relação a vários níveis, geral da organização, por área e individual.

Referências

UNICAMP. Avaliação de Desempenho. Disponível em http://www.equestiona.com/Avaliacao_de_Desempenho.asp - Acesso em 19 de novembro de 2008, às 13 horas.
Processo de Avaliação. Uma ferramenta para a gestão de pessoas. Disponível em:
http://www.cgu.unicamp.br/carreira/avaliacao/emendas_tabuladas_final/1_METODOLOGIA_AVALIACAO_DE_DESEMPENHO.pdf - Acesso em 19 de novembro de 2008, às 17 horas.

0 comentários: